sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A cabeça é tudo

No último ano descobri que meu pai tem um certo nível de demência, que é bem parecido com alzheimer, a pessoa esquece as coisas, pergunta dez vezes a mesma coisa, vai para algum lugar e esquece o que foi fazer lá. 
Já havia lido inúmeros livros que contavam histórias de pessoas que viveram com pessoas com alzheimer, mas sempre livros leves, com histórias fofas e mesmo no fim o idoso morrendo, era um livro fácil, leve, gostoso e emocionante. Mas agora acontece que não é um livro, é minha vida.
Fico chateada em ver um homem que sempre me ensinou tanto, se esvaindo, as vezes sinto que ele tem noção do que esta acontecendo com ele, mas não sei, os médicos dizem que não...
É triste isso né, construir uma vida inteira e se esquecer de tudo... Sei que a parte pior da doença ainda nem chegou, mas é algo que já mexeu tanto com minha família.. Estranho né? O medo é algo que tem tomado conta de mim...Raiva também, não pelo meu pai ter essa doença, mas sim pelo meu pai não poder mais decidir certas coisas e ver algumas pessoas se aproveitando disso... Vai ser um longo caminho para trilhar..Uma longa batalha, talvez seja a hora que eu deva voltar a fazer terapia...
Sou uma pessoa muito sentimental e que além disso, e que agradeço muiiiiito aos meus pais por tudo que tenho e sou, possuo meio que uma relação de simbiose com eles, o que não é tão saudável, mas né!
Óbvio que devemos cuidar da saúde para chegar a velhice bem, mas a cabeça é mesmo tudo, meu pai sempre foi saudável, fez caminhadas, era ativo e agora está bem desanimado, dorme muito mais, até trabalhar que sempre amou não anda com vontade, parece por horas que existe um vazio nos olhos que não existia antes.Fazemos mil planos, mil viagens, mil coisas que deixamos de fazer por outras, talvez o mais importante mesmo é viver o momento, não deixar mais as coisas para lá, deixar para ver depois. Vamos viver tudo hoje né =)
Não posso culpar ninguém, mas sei que posso aproveitar a vida enquanto ainda o tenho, enquanto ele ainda é a pessoa que eu amo e se lembra de quem eu sou. Meu único pedido para o futuro é que ele esqueça de tudo! Menos do amor que eu sinto por ele!

Related Articles

2 comentários:

  1. Acho seguro dizer que, nessa situação, os únicos que sofrem são os outros. Minha avó tem Alzheimer e meu pai tem "apanhado" bastante da situação. Acho que essa é uma cruz que ele tem que carregar, porque a vida é assim mesmo: ninguém pode nos poupar do nosso destino. E, acredito do fundo do coração, que mesmo que seu pai se esqueça de quem você é, que ele esqueça da palavra 'amor' e seu significado, o seu amparo, seu cuidado e dedicação por ele vão levá-lo até um final digno e em paz. Ele pode esquecer, mas você não irá e é isso que importa.
    E sim, faça terapia, tradicional ou não. É melhor preparar o terreno para lidar com todas as consequências da doença do que depois ter que cuidar dos "destroços" de quem você já foi um dia. Pode parecer frio, mas vai te fazer bem.
    Muito amor pra você, Drevys/Andressa! :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa me emocionei com seu comentário! Talvez seja isso mesmo!!

    Beijos

    ResponderExcluir